Comida salgada: O que fazer

Palavra(s) Chave:

A comida ficou salgada. E agora?

Fique desde já a saber, que é preferível preparar a comida ensonsa (com falta de sal), do que com excesso de sal. Se o sal falta, mesmo no prato, podemos adicioná-lo. Já o contrário,é uma tarefa mais complicada.

No caso de ser esparguete salgado, a solução é simples: adicione mais água.

No caso de ser um ensopado que ficou salgado, deite sobre a tampa da panela (por fora), fazendo um círculo, um pouco de sal, deixando a panela tapada e a continuar o processo de fervura. O sal seco sobre a tampa absorverá a humidade e o excesso de sal. Também poderá adicionar algumas colheradas de sopa de leite ao ensopado.


Se foi a sopa que ficou salgada, junte-lhe duas ou três batatas cruas de tamanho médio descascadas, e partidas ao meio. Deixe cozinhar durante alguns minutos para que as baatas possam absorver o sal a mais na comida. Em termos de eficácia, 2 batatas médias são suficientes para remover o excesso de sal de um "cozinhado salgado" para 4 a 6 pessoas. Se eventualmente, se trata de uma maior quantidade de comida salgada, adicione mais batatas (ex: "comida salgada" para 10 pessoas, usar 3 ou 4 batatas médias). Apesar da dica das batatas, há pessoas que afirmam que não funciona. Elas dizem que o melhor a fazer é adicionar mais quantidadde dos ingredientes participantes na receita. O método da batata também poder ser usado para o feijão.

Outro truque que também funciona muito bem, para cortar o excesso de sal na comida, é muito simples: juntar 1 colher de açúcar e outra de vinagre.

Também poderá adicionar à comida salgada salsa. Este truque resulta em qualquer tipo de molho, assim como para pasta. A salsa não resulta no caso de carne salgada.

No caso de carne salgada, experimente salsa e molho de menta.

Se preparou caril, e este ficou salgado, adicione 2 ou 3 rolinhos de farinha de trigo.

Poderá ainda adicionar à comida salgada, uma pequena quantidade de vinagre branco destilado, ou em alternativa, uma colher de chá de vinagre, e uma colher de chá de açúcar.

Se estiver a cozinhar um presunto muito salgado, adicione vinagre para eliminar o sabor salgado.

Se entrou neste blogue, por causa de um problema sobre comida, então também irá gostar dos seguintes artigos:

Mais dicas para ajudar no problema da comida salgada 

Coma melhor. Aprenda a combinar os alimentos 

Dicas para cuidar bem do seu estomago 

Aprenda a eliminar agrotóxicos dos alimentos 

Aprenda truques para usar na sua cozinha 

Acabe com o mau hálito da sua boca 

Utilize a comida para aumentar a sua imunidade 

6 comentários:

  1. pois é mesmo verdade esse truque de misturar açucar com vinagre... eu tou a fazer um peixe assado no forno... e sem kerer coloquei demasiado sal... e este truque pareceu ridiculo... mas o que é certo é que FUNCIONA MESMO... assim que coloquei mexi um pouco provei e já nao estava salgado!! salvou o meu jantar este truque.. senao la se ia à vida o peixe de 10 euros!

    ResponderEliminar
  2. nao adiantou presiso de outra receita rapido pra hzoje dia dos pais é para feijoada

    ResponderEliminar
  3. Feijoada salgada? já tentou colocar as batatas? o sal na tampa? o vinagre e o açúcar? continua salgado? então faça o seguinte, desligue a panela, coloque uma roupa bem bonita e convide o Papai pra almoçar fora! ele vai amar!

    ResponderEliminar
  4. Eu costumo colocar uma laranja cortada ao meio para última fervura da feijoada.ela retira a gordura da feijoada e o sal em demasia tb!Para mim o sal e o vinagre deram super certos!!!estava fazendo frango ensopado com o frango q sobrou do churrasco de domingo,só que eu esqueci de lavá-lo para tirar o sal!Nem batata adiantou.Coloquei duas de açúcar e duas de vinagre.Salvei meu ensopado!!Valeu pela dica!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Eu não tenho batatas e hoje é DOMINGOOO e já esta tudo fechado oque eu faço??? Se fosse pouca feijoada tudo bem mais é muitoo...


    ResponderEliminar
  6. GENTE E O QUE EU FACO SE COLOQUEI SAL NO DOCE DE ABOBORA??! ja lavei duas vezes com agua e acucar, e nada acontece...

    ResponderEliminar

Total Pageviews