pintar cabelo

O aparecimento dos primeiros cabelos brancos ou cãs, tem principalmente a haver com fatores hereditários. Se os seus pais ou os seus avós tinham cabelos brancos aos vinte anos, o mais provável é você também venha a ter. No entanto, já se descobriu que o aparecimento dos cabelos brancos se deve ao peróxido de hidrogénio (água oxigenada) que se forma de forma natural no nosso próprio cabelo, devido ao desgaste do folículo capilar. A água oxigenada acaba por bloquear a melanina, substância responsável pela cor do cabelo. Os cabelos ficam brancos. Mas o que o ou a levou até este artigo, são as receitas caseiras para disfarçar os seus cabelos brancos.

Receita 1:
Se pretende
que o seu cabelo se mantenha escuro durante mais tempo, lave-o com água de nogal. Prepare-a fervendo as cáscaras de nogal negro num litro de água. Enxague o seu cabelo com esta preparação.

Receita 2:
Se pretende escurecer os seus cabelos brancos, então prepare uma loção de tabaco. Ferva vinte colheres de sopa de água e duas colheres mais pequenas (sobremesa) de tabaco durante trinta minutos. Coloque a mistura numa garrafa de vidro e aplique-a no seu cabelo, repetindo o tratamento até atingir o tom desejado.

Receita 3:
Outra receita que poderá usar para pintar os seus cabelos, tem os seguintes ingredientes:
quatro colheres de sopa de folhas secas de salva, meio litro de água a ferver, quatro colheres de sopa de rum, trinta gramas de glicerina e algumas gotas de vitamina E.

Modo de preparação: Depois que a água comece a ferver, desligue o fogo e coloque a salva. Tape o recipiente. Deixe a folha descansar na água a ferver por um período de aproximadamente duas horas. Após este período de tempo, filtre o líquido e coloque-o numa jarra, adicionando o rum, a glicerina e também a vitamina E. É indicado utilizar uma bolinha de algodão para passar o líquido sobre os cabelos brancos todos os dias. Lembrando que a receita só fará efeito se passar a mistura diariamente nos cabelos.
Desta forma, os fiozinhos brancos que teimam em aparecer ficarão tingidos. Depois é só continuar a passar a mistura na raiz dos cabelos para controlar a situação enquanto puder. Claro que esta receita por si só, não pode ser usada sozinha. Esta receita faz apenas um controlo dos fios brancos. Para deixar os fios sempre jovens, é preciso combinar a mistura da receita caseira com o retoque da tinta para os cabelos na cor das suas madeixas, de preferência num salão de beleza com um profissional.

Receita 4:
Uma outra alternativa para acabar com os cabelos brancos, é lavá-los com sabão de coco.  Além disso, o sabão de coco, afina os cabelos e deixa-os bem soltinhos.
Como usar : Lave os cabelos no mínimo duas vezes por semana com sabão de coco, pois se usar
todos os dias os cabelos poderão ficar ressequidos. Após a lavagem, usar uma máscara hidratante e depois um condicionador.

Receita 5:
Outra receita caseira, consiste em colocar oito colheres de chá de sementes de gergelim claro ou preto, ligeiramente esmagadas num litro de água. Deixe ferver durante dez a vinte minutos. Beber duas a três xícaras (chávenas) deste chá, sem o filtrar, durante duas a três semanas. Esta receita caseira também serve para melhorar a sua visão, aumentar o leite materno e corrigir irregularidades menstruais.


Receita 6:
Para esta receita caseira para os cabelos brancos, vamos precisar:
quatro colheres (sopa) de folhas de sálvia e de meio litro de água.
Numa panela, coloque as folhas de sálvia juntamente com a água e faça um chá deixando ferver por alguns minutos. Espere arrefecer e filtre. Aplique nos cabelos previamente lavados fazendo uma massagem durante 5 minutos e depois cubra os cabelos com uma touca plástica deixando agir (atuar) durante trinta minutos. Terminado este período, enxague bem. Faça sempre este procedimento, sempre que lavar os cabelos.

Receita 7:
Nesta receita caseira vamos precisar de:
meio litro de água
quatro colheres de sopa de sálvia seca
duas colheres de sopa de alecrim seco
uma colher de sopa de vinagre de maçã.
Modo de preparação da receita caseira: Leve ao fogo a água, o alecrim e a sálvia. Deixe ferver por alguns minutos obtendo um chá bem forte. Espere arrefecer. Filtre (coe) e acrescente o vinagre. Deite a mistura num recipiente e guarde na geladeira (frigorífico).
Use nos cabelos lavados deixando atuar o preparado durante alguns minutos. No final, passe por água.


Receita 8:
Para preparar esta receita caseira vai precisar de:
vinte e cinco gramas de folhas secas de salva (o chá também serve) e de
cento e cinquenta mililitros de vinagre de cidra

Modo de preparação:
Rasgue as folhas de salva em pedaços. Coloque-as a cozer em lume brando numa caçarola com o vinagre de cidra durante dez minutos. Deixe repousar a mistura durante meia hora. No final filtre-a (coe).

Aplique a loção que preparou em todo o cabelo e envolva a cabeça com uma toalha durante meia hora. Enxague bem o cabelo em água morna e lave-o normalmente.

Receita 9:
Coloque três sacos de chá preto numa chávena de água a ferver. Junte uma colher de rosmaninho e salva (fresca ou seca). Deixe repousar durante a noite. Por fim coe o líquido. Lave o cabelo com champô normal e de seguida coloque ou pulverize esta infusão no cabelo, certificando-se que cobre todos os cabelos. Tenha em atenção que esta infusão mancha os tecidos. Por isso não convém realizar esta tarefa com boas roupas. Use alguma coisa que depois não se venha a arrepender, se sujar. Seque o cabelo com uma toalha e não passe por água. Provavelmente serão necessárias diversas aplicações para atingir os resultados pretendidos.

Receita 10:
Use um copo de suco (sumo) de limão e duas xícaras (chávenas) de chá de camomila. Ferva o chá de suco de limão até chegar ao tom da cor que pretende. Deixe arrefecer e aplique no cabelo, deixando atuar pelo menos durante uma hora. De seguida lave o cabelo e aplique condicionador. A cor castanha vai surgir nos fios brancos apenas quando repetir o processo algumas vezes.

Receita 11:
Se pretende acabar com os cabelos brancos, e ficar com o cabelo de cor preta, então coloque chá preto ou café preto num recipiente com água até que a água ferva. A fervura tem por objetivo extrair a cor do chá ou do café. Aplique o líquido no cabelo húmido, e deixe atuar na sua cabeça durante uma hora. Após os sessenta minutos, lave com água fria. Utilize este procedimento diariamente para obter melhores resultados e com o tempo vai ter os fios brancos totalmente cobertos ou o seu cabelo loiro será preto.

Se gostou deste artigo, também irá gostar dos seguintes pois são relativos ao nosso cabelo:

Aprenda estas dicas para o seu cabelo

Pinte o cabelo, não a testa com estas dicas

Como remover pastilha eléstica do cabelo

Aprenda a acentuar a cor do seu cabelo

Dicas para reduzir a caspa

Mais dicas para atenuar a caspa

Dicas para tratar o cabelo baço, sem brilho

Como tratar cabelos oleosos

Como evitar o aparecimento dos cabelos brancos

Dicas para cuidar do seu cabelo

Como fazer mousse fixadora

O que fazer quando o seu cabelo não cresce